sábado, 16 de maio de 2009

A encantadora conversa de Lygia Bojunga

Bom... a Flist começou bombando com o café da manhã com a Lygia Bojunga, no Castelinho 38. Ela é encantadora! Falou para um público atento sobre sua relação com Santa Teresa e com o livro, de seus livros e personagens e do privilégio de nos tornarmos leitores. Lygia reassaltou ainda a importância de eventos como a Flist no esforço de criarmos novos leitores e contou como contruiu a fundação Casa de Lygia Bojunga, destinada à divulgação de sua obra e à promoção da leitura. Fechou a conversa, que emocionou muita gente, lendo um trecho do seu Livro - um encontro, lançado em 1988 e já na sexta edição. Vale a pena reproduzir um trecho. "Para mim, livro é vida; desde que eu era muito pequena os livros me deram casa e comida. Foi assim: eu bricava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede; deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro para brincar de morar em livro. De casa em casa, eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pra paredes). Primeiro, olhando os desenhos; depois, decifrando palavras. Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça. Mas fui pegando intimidade com as palavras. E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia me lebrando de consertar o telhado ou de construir novas casas. Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação. Todo dia a minha imaginação comia e comia; de barriga assim toda cheia, me levava para morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava. Foi assim que, devagarinho, me habituei com esta troca tão gostosa que - no meu jeito de ver as coisas - é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava. Mas como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei um dia de alargar a troca: comecei a fabricar tijolo pra - em algum lugar - uma cirança juntar com outros e levantar a casa onde ela vai morar."

4 comentários:

Anônimo disse...

Foi muito emocionante participar do encontro com a Lygia Bojunga! A vobração dela, o clima do café e do encontro... Vou ficar esperando a próxima FLIST ansiosa!
Parabéns a todos que organizaram a festa!

Anônimo disse...

Foi muito emocionante participar do encontro com a Lygia Bojunga! A vibração dela, o clima do café e do encontro... Vou ficar esperando a próxima FLIST ansiosa!
Parabéns a todos que organizaram a festa!
Inês De Biase

Gato de Sofá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gato de Sofá disse...

Quem quiser ver uma casa feita de livros, pode acessar o Planeta Bizarro do Globo.com.
Segue o endereço virtual.
http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1004669-6091,00-ARTISTA+ITALIANO+CONSTROI+CASA+EM+FORMATO+DE+LIVROS.html