sábado, 9 de maio de 2009

O livro de Aquino e o gingado do Balaio

O carioca da Zona Sul com menos de 50 anos tem uma chance em duas de ter sido aluno de Rubim Aquino ou ter estudado em seu livro História das Sociedades Modernas às Sociedades Atuais, do qual é o cordenador e co-autor. Aquino, como é conhecido em sala de aula, é um professor de História daqueles com "P" maísculo, que fez história nas escolas do Rio de Janeiro, inclusive no Ceat. Não fui sua aluna, mas seu livro contribuiu para que eu me apaixonasse tanto pela matéria que resolvesse me tornar historiadora. Ao fim, peguei um atalho que me levou à Sociologia e ao Jornalismo, mas até hoje lembro-me das aulas de história no Impacto, com o Nelson e o Walker. História viva, como os professores desta geração nos ensinaram a ver a matéria. Tão viva que deu outro fruto, que tem tudo para ser lido com prazer. O samba enredo visita a história do Brasil foi escrito a quatro mãos por Aquino e Luiz Sérgio Dias, também carioca e professor de História. Luiz Sérgio é um apaixonado pela cultura popular do Rio, em especial a negra, tendo vários trabalhos publicados pelo IPHAN, FUNARTE e Arquivo Geral da Cidade da Cidade do Rio de Janeiro. O lançamento do livro será dia 16 de maio, às 17h, no Jasmim Manga, na Rua Paschoal Carlos Magno, 143. No mesmo horário e local, o Balaio Carioca estará se apresentando. O grupo de samba e choro é formado por Ricardo Calafate (bandolim e cavaco), Vika Barcellos (voz), Alexandre de La Peña (violão), Afonso Marins (baixo) e Agenor do Pandeiro (percussão). Quem quiser ouvir um pouco em casa é só compar o CD, lançado em dezembro de 2007, que tem as participações especiais de Décio Carvalho e Elton Medeiros. Com toda esta animação, o livro de Aquino e Luiz Sérgio tem tudo para acabar em samba no gingado bacana do Balaio Carioca.

Nenhum comentário: